Perguntas Frequentes
Conheça as principais dúvidas sobre rastreamento de veículos e caso queira tirar outras dúvidas, entre em contato conosco.
Rastreador é equipamento utilizado em veículos terrestres, aéreos e marítimos para monitorar informações logísticas e geográficas da localização, seja para o controle e proteção do veículo, de frotas, ou otimização dos procedimentos logísticos.
GPS – Sistema de Posicionamento Global, mantido pelo Governo dos Estados Unidos, é composto por 24 satélites que estão em órbita e se movem constantemente a aproximadamente 20.000 km da superfície da terra. Os satélites transmitem para o equipamento (rastreador) informações de horário, data, velocidade e posição (longitude e latitude) atual.
O GPRS (General Packet Radio Service) é um serviço que permite o envio e recepção de dados via rede telefônica móvel.
AVL significa Localização (Posicionamento) Automática do Veículo.
Qualquer sistema que fizer uso de tecnologia para localização de veículo (sem intervenção humana) pode ser classificado como AVL.
GPS é uma maneira específica de obtenção de posicionamento e é parte integrante de grandes sistemas de gerenciamento de frotas e rastreamento de veículos.
É necessário instalar um modulo/equipamento no veículo, este modulo receberá sinais vindas dos satélites, que serão retransmitidas via telefonia móvel para um DataCenter que processará os dados e disponibilizará as informações tratadas na plataforma de monitoramento da empresa que presta este serviço.
Sim. O rastreador funciona 24 horas por dia, isso quer dizer que a qualquer momento o seu veículo pode ser localizado. Além disso, o sistema também pode emitir outras informações em tempo integral, como: velocidade, tempo parado, acionamento da ignição, horários, rotas, entre outros.
Sim. O funcionamento do dispositivo não depende do acionamento no veículo. Ele fica ligado diretamente na fonte de alimentação do veículo. Mas, mesmo que ele seja desconectado, alguns modelos possuem bateria interna e continuam enviando e recebendo a localização normalmente por um determinado período.
A principal diferença entre o rastreamento e o monitoramento é que enquanto o rastreamento identifica o local onde está o veículo, o monitoramento veicular permite monitorar outras informações úteis, como velocidade em determinado trajeto, locais por onde passou e o tempo que o veículo ficou parado em algum local.
Saber em tempo real onde o veículo está, acompanhar sua rota, status de ignição, velocidade, controlar áreas de risco, são inúmeras as vantagens e que podem inclusive aprimorar o gerenciamento de uma frota veicular, obtendo maior eficiência operacional e reduzir prejuízos com roubos e furtos.
Normalmente o tempo estimado de instalação do rastreador veicular é de até 2 horas.
O rastreador não atrapalha em nada o desempenho do seu veículo. Mas como se trata de um dispositivo eletrônico recomendados que a instalação seja feita apenas por um profissional especializado, isto evitará que não ocorra nenhum problema elétrico com o seu veículo.